Primeiras doses serão para trabalhadores de hospitais e de serviços de urgência e emergência, e idosos e profissionais de casas asilares
redacao@serraempauta.com
18.01.2021 - 11h33min
A vacinação contra a covid-19 em Caxias do Sul, deve iniciar nesta terça-feira (19). A confirmação ocorreu durante a coletiva de imprensa para a apresentação do Plano Municipal de Imunização realizada na manhã desta segunda (18), na Prefeitura.
O documento apresenta os grupos prioritários em cada fase, a população estimada e os locais que devem oferecer as doses de acordo com o cronograma. A estimativa da Secretaria da Saúde é de que a cidade deve receber entre 4 mil e 5 mil doses da vacina.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, ressaltou que o cronograma de vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde e que o município não tem autonomia para alterar os grupos prioritários. Ela disse ainda que o número total de doses recebidas será dividido em dois para garantir a aplicação da segunda dose da vacina.
As primeiras doses recebidas serão destinadas à trabalhadores de hospitais e de serviços de urgência e emergência, e idosos e profissionais de casas asilares.
Nesta primeira etapa, não haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização dos grupos das etapas seguintes depende do envio de novas doses pelo Governo Federal. Para garantir a segurança, a Secretaria da Saúde montou um plano de distribuição da vacina com a participação da Guarda Municipal, da Brigada Militar e do Exército. Também para assegurar a logística e o armazenamento, a secretaria definiu 10 UBSs (abaixo) como ponto de vacinação, além de duas equipes itinerantes para o atendimento a moradores do interior do município.
Daniele reforçou que a vacina é um meio de evitar a propagação da doença, mas as medidas de precaução seguem extremamente necessárias como o uso de máscaras, distanciamento social, evitar aglomeração e o (uso) do álcool em gel.
"Nós profissionais da Secretaria da Saúde acreditamos na ciência e é ela que vai nos ajudar a sair dessa pandemia", defendeu Daniele.
O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB), comemorou a chegada da vacina.
"A gente ouve pessoas vibrando de alegria pelo início da vacinação e eu sou um deles por que esperávamos para o final de fevereiro. Estamos tendo uma importante antecipação. Por outro lado, tem pessoas lamentando apenas as 5 mil doses. Tomara que venham as 5 mil doses", disse o prefeito.
A estimativa para a conclusão dos grupos prioritários é entre março e abril.
Fases da vacinação
:: 1ª – Trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (moradores de casas de repouso ou asilos), pessoas com 80 anos ou mais, pessoas com 75 anos ou mais. Cerca de 33 mil pessoas.
:: 2ª – Pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 60 a 64 anos. Cerca de 41 mil pessoas.
:: 3ª – Pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar, doença renal câncer nos últimos 5 anos, obesidade grave. Cerca de 18 mil pessoas.
:: 4ª – Professor nível básico e superior, forças de segurança e salvamento e funcionário do sistema prisional. Cerca de 6 mil pessoas.
Locais de vacinação
:: UBS Desvio Rizzo – 8h às 20h30min
:: UBS Esplanada – 8h às 20h30min
:: UBS Vila Ipê – 8h às 20h30min
:: UBS Eldorado – 8h às 20h30min
:: UBS Reolon – 8h às 20h30min
:: UBS Cinquentenário – 8h às 20h30min
:: UBS Cruzeiro – 8h às 16h
:: UBS Centro de Saúde – 8h às 16h
:: UBS Fátima Alta – 8h às 16h
:: UBS Cristo Redentor – 8h às 16h
:: Interior – haverá duas equipes itinerantes
Tags:
Executivo Prefeitura covid-19 vacinação Caxias do Sul